Se você é credor de precatório, precisa ficar atento e bem informado para não se tornar vítima dos golpistas que estão cada vez mais ousados e mudam de tática com frequência. Agora eles pedem foto do cartão de crédito para suas vítimas.
O golpe funciona assim: eles acessam o site do Tribunal de Justiça e extraem documentos originais do processo, uma prática simples, uma vez que as informações são públicas e o TJ não identifica quem faz o acesso.
Com os documentos em mãos, dizem ser advogados e entram em contato com o credor através de chamada de vídeo ou mesmo por telefone, e informam que a causa já foi ganha, porém, para o crédito ser liberado, as custas processuais deverão ser pagas. Se a vítima diz que não tem dinheiro no momento, eles solicitam que ela tire foto do cartão de crédito (frente e verso) e envie para eles.
“Cuidado, na maioria das vezes, não é verdade. São estelionatários que estão se aproveitando, principalmente de pessoas de mais idade, para dar o golpe”, alerta o dr. Fábio Scolari, sócio do escritório Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados.
De acordo com o advogado, o credor nunca deve fazer pagamentos pois não existe qualquer taxa ou valor a ser pago para a liberação de crédito de precatórios. “Isso é golpe”, adverte Fábio Scolari. “Se for procurado, seja por que meio for, o credor deve desconfiar e entrar procurar o contato direto e oficial através dos meios de comunicação sempre fornecidos e disponibilizados pelo seu advogado. Tenha muito cuidado!”, complementa.
© Scolari Neto & Oliveira Filho | Advogados - Todos direitos reservados